terça-feira, 28 de junho de 2011

VAMOS GANHAR UM TELHADO NOVO!

Ontem, tive de ir ao Lar da 3ª Idade e, por mero acaso, encontrei o Provedor da Misericórdia, que por amabilidade, me foi mostrar as obras que ali decorrem. Tinha a ideia que eram meras obras de beneficiação e modernização das instalações - que, já antes destes trabalhos, eram muito boas.
Na verdade, as obras, que são de vulto, para além da ampliação e modernização necessárias, têm também, uma qualidade muito alta e, sobretudo, ao nível do conforto e da segurança dos idosos, creio que serão exemplar. Estes trabalhos melhorarão as condições de trabalho e assistência aos utentes.
Mas, não há bela sem senão!
Ao nível das coberturas, o que está previsto para o edifício antigo, é apenas uma limpeza e substituição das telhas partidas, que, apesar de terem apenas cerca de 20 nos, já se encontram bastante danificadas. Ora, o ideal, era que - uma vez que se está a mexer em tudo - o telhado fosse substituído, em toda a área do edifício existente, e, colocar uma cobertura melhorada ao nível térmico, idêntica à que foi aplicada na zona da ampliação. Desta forma, e dado que a nova cobertura é em chapa de zinco puro, assente sobre um painel de roofmate com 8 centímetros, teríamos muitas décadas sem ser necessário haver obras no telhado, para além do enorme benefícios em termos térmicos, que ajudariam a poupar muito dinheiro, que hoje é gasto no aquecimento e no arrefecimento do ambiente. Melhoraria a temperatura ambiente, protegendo o interior dos excessos e proporcionaria melhores condições de habitabilidade aos idosos.
No decorrer da conversa, o sr. Ferreira da Silva informou-me que tal mudança representaria um encargo de cerca de 60.000 euros, dada a extensão das coberturas a substituir, e que a Misericórdia, não tem possibilidades financeiras de se meter nesta obra. De facto, dada a necessidade de adequar as instalações à nova legislação - e ao facto de haver muitas obras a mais por se estar a requalificar um espaço antigo - o orçamento inicial foi já há muito ultrapassado.
Agora, vamos lá pensar como Penalvenses:
Será que não é altura de se pedir, a quem pode, mais um apoio?
Claro que é! A Câmara Municipal, que sempre arranja dinheiro para festas e festinhas, não poderá - mesmo que seja metade este ano e metade para o ano que vem - comparticipar este melhoramento?
Sabemos que está a comparticipar com 10% do valor das obras. Mas não poderá arranjar um apoio extraordinário dadas as circunstancias? Na verdade, outras instituições relevantes, mas com menos peso na criação de postos de trabalho e menos peso social, têm beneficiado de acréscimos aos apoios normais.
Se nesta circunstância a Câmara Municipal não ajudar, que justificação encontrará no futuro para dar apoios financeiros a colectividades, cujo único fim, é a satisfação do ego de meia dúzia de indivíduos.
E, já agora, não será altura da Assembleia Municipal - para além de sugerir - exigir à Câmara Municipal que apoie a mudança do telhado do Lar da 3ª Idade, para melhoria das condições de funcionamento de uma casa que é de todos nós e para a qual desejamos o melhor?
Se houver um pingo de vergonha na cara dos responsáveis, ESTA OBRA NÃO FICA POR FAZER!

3 comentários:

An(t)ónimo disse...

Caro Gabriel Costa
Acompanho com interesse este seu espaço de partilha, reflexão e discussão na qual também gosto de participar. Os nossos (chamemos-lhe assim) políticos certamente que também aprenderiam algumas coisas por aqui, mas não querem, porque todos sabemos que eles também cá vêm nutrir os seus parcos seres neuronais, mas como não conseguem alcançar mais...não serve de muito.
Permita-me acerca deste ponto fazer-lhe uma pequena questão, porque não podemos ser cegos nas nossas interpretações e tal como os advogados lêem a lei da perspectiva que melhor serve os seus interesses, podem também os menos elucidados fazer juízos incorrectos acerca desta situação. Será que a situação que refere já foi apresentada à Câmara Municipal para que a possam analisar e qui çá, contribuir com parte ou a totalidade do montante? Porque o nome da instituição é Santa Casa da Misericórdia, mas nem todos os que nela têm poder decisional podem partilhar o nome da mesma, nem mesmo por vezes a própria instituição... Como tal o esclarecimento deste ponto parece-me importante para não se tirarem conclusões enviesadas.
Cumprimentos

ESPALHA_BRASAS disse...

http://penalva-mais1.blogspot.com/2011/07/engenheiros-da-mula-russa.html

Anónimo disse...

Senhor Gabriel.

Gostava que tomasse uma posição e fizesse ver a esse sr. Zé Grande, o que o Leonidio fez, para que a escola primária de vila cova seja fechada este ano.