quinta-feira, 2 de junho de 2011

Mas que habilidosos

Na página da Câmara Municipal -http://www.cm-penalvadocastelo.pt/- está colocado um inquérito que pretende saber a opinião dos munícipes sobre a importância dos novos arruamentos que ligam o Alto de Sangemil a Gôje e à Estrada da Ínsua, a chamada Circular à Vila, perguntando se acham útil aquele investimento. Tem 3 opcções; SIM, NÃO e SEM OPINIÃO.
Quando esta sondagem (?) foi lá colocada, de imediato se verificou que, por uma larguíssima maioria, o NÃO estava a ganhar. Ora, dias depois, as coisas inverteram-se e passou o SIM a liderar.
Normalmente, as votações refletem desde o início as tendências que se irão manter até ao fim. No entanto, a rapidez e a quantidade de respostas positivas levou-me a suspeitar que alguma coisa estaria errada e ali haveria marosca. E tinha razão. Explicando: estes inquéritos destinam-se a aferir, de uma forma não científica, a opinião dos cidadãos sobre um determinado sector da actividade camarária ou sobre a importância de determinados eventos ou realizações. Mas, para evitar que os resultados finais sejam enganadores e para haver alguma fiabilidade, é barrada a repetição dos votos vindos da mesma fonte. Isto é: se a resposta já foi dada por uma determinada pessoa, cuja identidade do seu correio electrónico é identificada pelo sistema, barra uma segunda resposta dessa origem, evitando, assim, o falseamento dos dados finais. Quero dizer que ninguém poderia votar 2 vezes. A batota que a Câmara fez, foi não impedir a repetição do voto e, se alguém quiser, pode votar 100 ou 200 vezes sem problema, desde que o faça em ocasiões diferentes. Experimente!
Assim se explica a forma como muito rapidamente se mudou o sentido do voto das pessoas e a Câmara garante que vai ter um resultado favorável no final do inquérito!

Já estou a imaginar que, perante as respostas negativas que eram uma larga maioria, havia alguém que todos os dias fazia andar o marcador a favor da Câmara. Habilidosos, hem!

Sem comentários: