sexta-feira, 10 de junho de 2011

10 de Junho-Dia de Portugal

EM 6 DE MARÇO DE 2009 APRESENTEI NA CÂMARA ESTA PROPOSTA QUE FOI APROVADA POR UNANIMIDADE. NO ENTANTO, APESAR DE A MAIORIA PSD/CDS A TER APROVADO TAMBÉM, NUNCA INICIARAM QUALQUER CONTACTO COM QUEM QUER QUE SEJA, PARA QUE AS OSSADAS DOS PENALVENSES MORTOS NA GUERRA DO ULTRAMAR REGRESSEM ÀS SUAS TERRAS.
DEPOIS, DIZEM QUE SÃO PENALVENSES!
COMO, SE NEM AOS MORTOS CUMPREM AS SUAS PROMESSA? COMO, SE NEM OS SEUS MORTOS RESPEITAM?

PROPOSTA

Gabriel de Albuquerque Costa, vereador independente eleito nas listas do PS, vem apresentar a seguinte proposta:
Durante a Guerra do Ultramar Português, morreram, nas ex-províncias de Angola, Guiné e Moçambique, milhares de portugueses, entre eles, 10 naturais do concelho de Penalva do Castelo. Independentemente das ideologias de cada um, ao tempo, aquela missão destinava-se a defender o território português além-fronteiras e era um desígnio nacional e patriótico.
Infelizmente, por motivos que não interessa agora discutir, nem todos os corpos dos nossos conterrâneos voltaram à terra que os viu nascer. Em grande parte dos casos, os locais onde foram sepultados mereceram o respeito dos seus antagonistas e dos povos, entretanto independentes, por acção do 25 de Abril.
Não devem, os vivos, esquecer os mortos e, muito menos, se isso for possível, deixar de lutar para que os seus corpos regressem para junto das suas famílias. A Liga do Combatentes, tem levado a efeito um trabalho merecedor da nossa admiração na identificação dos locais onde jazem os corpos dos combatentes e, tudo tem feito para que o seu regresso às origens se concretize.
Estive entre os milhares de mobilizados e cumpri o meu serviço militar em Angola. Sinto como é importante que os corpos dos nossos camaradas mortos possam voltar para terem um descanso digno entre os seus. Todos os mobilizados para a defesa dos ex-territórios ultramarinos portugueses e naturais do concelho de Penalva do Castelo partilharão desta vontade e saberão prestar a devida homenagem aos que fizeram o sacrifício supremo em nome da Pátria.
Assim, proponho que esta Câmara Municipal, indique um membro do Executivo ou da Assembleia Municipal, e, convide 4 cidadãos ex-combatentes para formar uma Comissão de Recuperação dos Corpos dos Naturais do Concelho de Penalva do Castelo, e que lhes forneça os meios para, em nome do Município e de todos os Penalvenses, encetar contactos com vista à identificação, recuperação e transladação, para os locais de onde são naturais, dos corpos que ainda estão nos territórios de Angola, Guiné e Moçambique.
Os nomes, naturalidade e locais onde estão enterrados todos os que morreram na defesa da Pátria naturais de Penalva do Castelo, são os seguintes:
ANTÓNIO DE FIGUEIREDO RODRIGUES, natural de Real, falecido na Guiné em 12-07-1969 e com sepultura em Quintela, Mangualde;
ANTÓNIO DOS SANTOS, natural de Pousadas, falecido na Guiné em 09-06-1967 e enterrado em Casal das Donas;
ANTÓNIO MARTINS LEMOS, natural dos Abogões, falecido em Angola, em 25-12-1963 e com sepultura em Germil;
AUGUSTO TORRES DA COSTA, natural de Penalva do Castelo, falecido em Moçambique, em 08-03-1971 e com sepultura em Penalva do Castelo;
FERNANDO DE ALMEIDA AMARAL, natural de Quintãs, falecido em Angola em 10-06-1967 e com sepultura no Talhão Militar do Cemitério de Luanda, Campa nº 305;
FRANCISCO ALBUQUERQUE RAIMUNDO LEMOS, natural de Aldeia das Posses, falecido em Angola em 03-06-1965 e com sepultura no Talhão Militar do Cemitério de Luanda, Campa nº 201;
FRANCISCO PAIS LOPES CUNHA, natural de Penalva do Castelo, falecido em Moçambique em 08-12-1974 e com sepultura em Penalva do Castelo;
JOSÉ ALBERTO AGUIAR, natural de Castelo de Penalva, falecido em Angola em 11-07-1969 e com sepultura em Castelo de Penalva;
MANUEL CABRAL RIBEIRO, natural de Pindo, falecido em Moçambique em 30-12-1965 e com sepultura em local desconhecido;
PEDRO DO CARMO AUGUSTO, natural de Sezures, falecido na Guiné em 25-11-1967 e com sepultura em Sezures
.
6 de Março de 2009
Gabriel Costa

PS: Por coincidência, depois de postar este artigo, li no Correio da Manhã de hoje que as ossadas do militar MANUEL CABRAL RIBEIRO, chegaram ontem a Pindo, graças à Liga dos Combatentes:
www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/portugal/familia-recebe-corpo-de-miltar




Esta fotografia é do local que me pareceu ser a campa n.º 201, no Talhão Militar do Cemitério de Luanda, Angola, e onde deveria estar o Penalvense FRANCISCO ALBUQUERQUE RAIMUNDO LEMOS. Não consegui identificar o local da Campa n.º 305, onde está o Penalvense FERNANDO DE ALMEIDA AMARAL, dado o abandono a que foi votado o Talhão Militar, pelas autoridades portuguesas.


Ler em: www.angola3441.blogspot.com "Onde está a dignidade do estado português"

3 comentários:

PPN disse...

reportagem da SIC sobre a trasladação de Manuel Ribeiro para Pindo:
http://sicnoticias.sapo.pt/pais/article629237.ece

Anónimo disse...

O que o Sr. Gabriel não deve saber é que o Presidente da Câmara esteve no funeral em Pindo com um ar muito triste. Até parecia ser um familiar próximo. Ora, perante o que aqui se diz, tanta hipocrisia, até fede!
Será que a família do malogrado militar sabe disto? Não deve saber, porque, se soubesse, escorraçavam-no dali.

Gabriel Costa disse...

Não sabia que tinha estado lá! Se, de facto, lá esteve, espero que se tenha recordado do compromisso da Câmara Municipal tomado em Março de 2009, que não cumpriu como autarca e como Penalvense.