quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Os passeios do desleixo

O vídeo que se segue contém uma série de fotografias feitas, hoje, na Rua da Escola Secundária. Se alguém tem dúvida do desleixo a que a vila de Penalva do Castelo está votada, ao ver isto, deve perder as ilusões.

Contudo, não falta dinheiro para festas e pessoal a mais, com funções que ninguém conhece, que se passeia de um lado para o outro à espera do fim do dia e do fim do mês.

Começa a ser vergonhosa a forma como esta vila está a ser tratada: lixo aos montes no fim de semana por falta de recolha, jardins pindéricos e abandonados, ruas porcas, iluminação branca e amarela sem qualquer nexo, candeeiros partidos e tortos, bancos de jardim desfeitos, ruas mal sinalizadas, montureiras e aterros em lugares públicos abandonados por empreiteiros incumpridores,etc.

Querem os nossos autarcas fazer desta terra um "LUGAR ONDE DÁ GOSTO VIVER".

Só se forem eles! Na verdade, começamos a ficar fartos de tanta porcaria e tanto desleixo!

É altura de esquecerem a "trilogia" (com a Castanha de Pindo, deve passar a "QUADRILOGIA"), e deitarem as mãos, A SÉRIO, ao trabalho!

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

O Livro e a Maçã do Bravo de Esmolfe

Na Feira do Livro do Pombal, em 9 de Maio deste ano, foi lançado, com o patrocínio da Câmara Municipal de Penalva do Castelo, o livro infantil " A MAÇÃ DO BRAVO DE ESMOLFE E A LAGARTA JEREMIAS", da escritora Helena Magalhães com ilustrações de Maria João Fraga.
A sua apresentação, em Penalva do Castelo, aconteceu apenas em Outubro, tendo a Câmara Municipal de promovido e apresentado o livro "na secção infanto-juvenil da Biblioteca Municipal, no salão da Sede da Banda Municipal e Recreativa de Penalva do Castelo e no Polo Educativo de Roriz". Encontra-se à venda na Câmara e nas livrarias da vila. O seu preço é de 10,00euros.

Prima por uma excelente encadernação, com ilustrações simples e ajustadas à faixa etária, com paginação impecável e um colorido suave e agradável. O odor à fruta, inpregnando as o papel é que não se nota.
Quanto ao texto, trata-se de uma história infantil com funções didácticas sobre a alimentação saudável e incentivando os miúdos a comerem fruta.

Na verdade, este conto unfantil, podia muito bem dizer respeito a muitas outras frutas, e, a utilizaçã do nome da Maçã do Bravo de Esmolfe foi, na minha opinião, uma habilidade da autora ou da editora, para convencer a Cãmara a pagar. Adapta-se perfeitamente à Maçã da Beira Alta, à Pera Rocha, ao Melão de Almeirim ou a outra fruta qualquer. Se for retirada a desigação Bravo de Esmolfe do texto (onde aparece apenas 3 vezes) ,não fará falta à história e nem se notará a diferença. Na valorização da Maçã do Bravo de Esmolfe, a história passou á "história", e mais não é do que uma bem feita campanha comercial para encontrar quem financiasse a sua publicação.Vale pelo preâmbulo onde a maçã é caracterizada. No texto, as características que a definem, desaparecem completamente e perdeu-se a magia da Maçã do Bravo de Esmolfe.
No entanto, o apoio da Câmara Municipal merece-me um reparo:
- Sendo a Câmara a patrocinar (leia-se a pagar o livro, na parte ou na totalidade), este deveria ser apresentado na Feira da Maçã do Bravo de Esmolfe, acrecentando brilho a uma festa que já só serve para que a " malta" venha almoçar. (pior é ainda a Festa da Castanha em Pindo);
- A maioria PSD/PP, no mandato passado, recusou-se a apoiar a publicação de uma Monografia da Freguesia de Real, por motivos claramente políticos, tendo mesmo dado origem à cena caricata do desentendimento entre o Presidente da Cãmara e o Presidente da Junta, em plena Assembleia Municipal. Agora, com o financiamento desta publicação, mostraram que estão desatentos e não defendem da melhor forma, os poucos recursos que gerem.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

O estacionamento dos autocarros

Quando as coisas têm graça e fair-play, sabe bem transcrevê-las, com a devida autorização. O pior é quando não há resposta para minorar os incómodos.

Exmº. Sr Presidente da Câmara:
-No seguimento do e-mail anterior, venho or este meio informá-lo que o 1º. autocarro saíu do PARQUE PRIVATIVO DA BERRELHAS sito na Urbanização da Cabral, nesta Vila (que custou uns largos milhões de euros à Câmara!) pelas 05h e 50 m. O segundo teve a sua partida às 07 h e 05 m. O terceiro está a aquecer os motores desde as 07h e 30 m tendo a sua partida para dentro de momentos.
Faço votos que a parceria CÃMARA MUNICIPAL/BERRELHAS continue a prosperar.

Na verdade, a Câmara tem que arranjar um local para estacionamento das viaturas pesadas, sinalizá-lo e fiscalizar o cumprimento da lei. Não é dificil encontar um local onde os autocarros de passageiros possam ficar estacionados durante a noite e, de manhã, ao arrancar para o serviço, não incomodem as pessoas que vivem nas cercanias. A administração da Empresa Berrelhas agradecerá e prestará a colaboração que lhe for solicitada, pois, também ela, se sente incomodada pela falte de definição e lugar para deixar os autocarros durante a noite.
O mais fácil, é encontrar o lugar. O mais dificil, é obrigar a cumprir.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

LIXO E MAIS LIXO!

No fim de semana passado, era isto, junto ao Hotel Portas do Dão e na Rua do Cruzeiro.
Uma imagem que os turistas levam da nossa terra.

Penalva no seu melhor

Esta fotografia é bem o exemplo do desleixo a que a vila de Penalva do Castelo está votada. É na Av. Manuel da Costa, junto ao edifício da Segurança Social, que pode ser visto este "brio" dos nossos autarcas!

Queixa de um cidadão

Recebi, de um cidadão preocupado e atento, o seguinte email, cópia de um enviado para a Câmara Municipal, e que reproduzo com a devida autorização, bem como as fotografias que o acompanhavam.

Exmo Sr. Presidente da Câmara

Junto envio, em anexo, fotografia do novo PARQUE PRIVATIVO DE ESTACIONAMENTO DA EMPRESA BERRELHAS DE CAMIONAGEM. Após os pesados terem danificado as calçadas da rua que liga a rotunda da Segurança Social à Saída para Rio de Moinhos, a Câmara entedeu, por bem, ceder à Berrelhas esta nova Zona da Vila, para o seu PARQUE. Aliás, teve concerteza em atenção a venda das oficinas e parque em frente, para a construção do Mercado Municipal, que rendeu uns bons milhões àquela Empresa.
Mais, informo que o primeiro autocarro sai do PARQUE às 06h 30m, hora a que o motorista acelera a fundo para aquecer o motor e obter o necessário ar para o sistema hidráulico do mesmo. Informo ainda, que os autocarros em causa, encontram-se estacionados, provisòriamente, durante o dia, na Rua das Piscinas, na Vila.Sem outro assunto de momento

Subscrevo-me atentamente.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Um muro condenado a ficar demolido

O Muro da Rua de Santo António, que liga os Esporões à Insua, foi adjudicado pela Câmara há 4/5 anos a um empreiteiro que, depois de o demolir, acabou por abandonar a obra deixando as pedras espalhadas e o muro por construir. A verdade é que passados anos sobre este desastre esperado (dado o valor baixo da adjudicação e a falta exigência no cumprimento do Contrato), a Cãmara não dá um passo nem para trás nem para a frente.

Não sei se vale a pena continuar a acreditar que este muro algum será feito...pelo menos pelo empreiteiro que o adjudicou.

A Santa Casa da Misericórdia, vê, assim, o sonho de vedar o terreno onde está o excelente Centro de Noite, gorado, porque, a Cãmara, não exige e o empreiteiro não faz.

E, ASSIM, SE VAI ESTOIRANDO O NOSSO DINHEIRINHO.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Os sinais de trãnsito e a burrice

De repente, as nossas ruas apareceram semeadas de inúmeros sinais de trãnsito. De uma assentada, só na Rua D. Manuel I, eram 5 os funcionários que plantavam os ditos. Mais tarde, passaram a ser 3. Ora, não era mais fácil o motorista colocar os sinais nos locais devidos e ir à sua vida? Estava lá só para transportar as picaretas!
Como ninguém responsável e SABEDOR os acompanhou, há erros de palmatória na sua colocação: vejam o sinal que está em frente da Junta de Freguesia, na Rua do Lar e que se destina a impedir o estacionamento das viaturas pesadas: UMA ABERRAÇÃO! ESTÁ COLOCADO DENTRO DO ESTACIONAMENTO E NÃO TEM A ALTURA QUE A LEI DETERMINA DE 2 METROS ATÉ AO SINAL.
Está erradamente colocado e com uma altura capaz de causar ferimentos a quem por ali passe e não se desvie do mesmo.
Por falar em sinais: OS SINAIS INDICADORES DE DIRECÇÃO QUE ESTÃO EM ALGUNS CRUZAMENTOS (Esmolfe e Caixa Agrícola) SÃO PARA LEVAR UMA BAIXADA COM ENERGIA ELÉCTRICA DE MODO A MELHOR CUMPRIREM A SUA FUNÇÃO À NOITE. NÃO FIZERAM AS LIGAÇÕES E ALI ESTÃO AQUELES MARIBUNDOS CAROS, A FAZER O PAPEL DE UMA SIMPLES PLACA DE LATA.
ALGUÉM TERÁ OLHOS PARA VER O QUE ESTÁ MAL? NÃO CREIO!!