segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Carta ao Presidente da Câmara



Caro Francisco Carvalho

Assumes hoje o cargo de Presidente da terra que ambos adoramos, arrastando contigo a expectativa de um percurso que nos leve a um futuro mais justo e mais promissor. A tua vitória, tem o peso e o valor da persistência de quem acreditou que alcançaria o prestígio e o poder que esse lugar  comporta. Não esperes a vida facilitada nestes 4 anos que se avizinham. Espera, antes, um dia a dia cheio de problemas para resolver, de pedidos a que não podes atender, de necessidades que têm de ser adiadas, dos lamentos de quem procura ajuda, de projectos que vão ter de esperar por melhores dias e, sobretudo, espera a amargura do sentimento de impotência perante a falta de meios para sanar as urgências exigidas pelo povo que acreditou em ti. Espera, também, o prazer e a satisfação das vitórias sobre as dificuldades que te cercam. Esse vai ser o teu dia a dia.

Não quero nem tenho idade para te dar conselhos e, tu, também não necessitas deles. No entanto, deixa que te recorde algumas coisas que aqueles que te elegeram esperam ansiosamente: transparência de processos, justiça nas decisões  do executivo, equilíbrio na distribuição dos recursos, inovação na governação do concelho, controle e defesa do património público, atenção aos problemas da juventude e dos mais necessitados e inteligência na representação do concelho.

O cargo que agora vais ocupar, para além da responsabilidade que exige, requer a sabedoria de quem aprende todos os dias com os mais humildes. Os olhos de todos nós estarão virados para a imagem, que se quer discreta e eficiente, do Presidente da Câmara. Tu, melhor do que ninguém, porque foste Vereador da oposição, conheces as injustiças feitas na distribuição das obras pelas freguesias e dos subsídios, a falta de transparência das decisões do executivo, o laxismo no governo das coisas públicas, o nepotismo na admissão e promoção do pessoal  e a politiquice diária subjacente á administração municipal. Espera-se de ti clarividência e trabalho.

A tua entrada na Câmara deve mostrar a serenidade necessária para evitar a confusão que todos desconfiam estar para acontecer. Sabemos bem como foi feita a seleção de alguns dos trabalhadores contratados e do quadro. Eles não tiveram culpa e fizeram pela vida, como outros fariam se tivessem oportunidade. Compete-te manter a distância necessária para eliminar julgamentos que possam prejudicar os direitos já legalmente adquiridos por todos. Isso, caro Francisco, é o que vai fazer a diferença entre ti e quem te antecedeu. Esperamos uma reorganização tranquila e eficaz do pessoal dos quadros, tanta vez injustiçado, pela falta de quem desse as ordens no tempo e no modo adequado. Tens gente muito responsável e conhecedora, e, outros que necessitam de ser enquadrados para produzirem um trabalho visível.  O grau de eficácia depende mais de quem manda do de quem obedece.

Tens contigo o José Laires, um homem de trabalho que te ajudará e prestigiará o lugar de Vereador a tempo inteiro, que vai ocupar. O passado dele, como Presidente da Junta da Ínsua, é um atestado de competência, honestidade, trabalho e rigor. Mantém-no sempre junto de ti que não te defraudará.

E pronto, caro Francisco de Carvalho, agradar-me-ia saber que esta carta, que te escrevo com amizade, não é entendida como uma ingerência ou qualquer tipo de paternalismo, no teu futuro como Presidente da Câmara de Penalva do Castelo, a tua e a minha terra, da qual não conseguimos desligar-nos.

Desejo-te as maiores venturas e o maior sucesso nesta tua nova forma de vida, com a esperança que, no final do teu mandato, sintas que fizeste tudo o que podias, da melhor maneira que sabias, e que o termines com a consciência de que os resultados da tua gestão, foram os que todos nós esperávamos de ti. Com um abraço de amizade

Gabriel Costa
14837